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Foto do escritorDiniz Contabilidade

A estratégia contábil que fez o McDonald's "parar de vender sorvete" e pagar menos impostos.

Rede de fast-food "parou" de vender sorvetes e você nem percebeu!

Escritório de Contabilidade Em Sorocaba: Reforma Tributária IVA

Uma das mais famosas redes de fast food do mundo, o McDonald's, tomou uma decisão estratégica no Brasil por questões fiscais e tributárias. Recentemente, a rede mudou o cardápio de todas as suas lojas no país e parou de vender sorvetes. Porém, a mudança foi apenas na nomenclatura, o que antes era chamado de "sorvete" passou a ser denominado como "sobremesa". Neste artigo, você vai entender o motivo dessa mudança!


Neste artigo você vai ler:


McDonald's não vende mais sorvete?

Após grande repercussão da estratégia, o McDonald's esclareceu que a mudança não afetou a composição do produto, mantendo-o com a mesma qualidade e características que seguem os padrões internacionais da rede. A decisão foi tomada em função das altas taxas de impostos cobradas sobre o sorvete, que impactavam negativamente nos lucros da empresa e refletiam no aumento dos preços para os consumidores.


Os impostos incidentes sobre os produtos comercializados no Brasil, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), foram o principal motivo para a mudança na nomenclatura. Ao alterar o nome de "sorvete" para "sobremesa", a rede conseguiu reduzir as taxações aplicadas sobre o produto, aliviando os custos e aumentando sua competitividade no mercado.


A troca da nomenclatura, é uma estratégia contábil dentro da legalidade e que já foi adotada por diversas empresas em todo o Brasil, outro caso famosos foi o da empresa de chocolates Garoto, que trocou a nomenclatura do bombom "Serenata de Amor" por waffer, pagando assim uma carga tributária menor.


Planejamento Tributário.

As empresas estão cada vez mais buscando redução de custos e despesas para enfrentar os desafios econômicos, e o planejamento tributário é uma ferramenta importante para alcançar economia de tributos e contribuições.


A prática de buscar menor tributação através de mudanças na nomenclatura é comum no Brasil, mas é preciso atenção, pois se a fiscalização identificar classificação incorreta, a empresa pode ser multada em 1% do valor da mercadoria, com valor mínimo de R$ 500, e sujeita a pagar a diferença de alíquota. Por isso, é importante que a classificação fiscal seja feita com rigor e conhecimento da legislação vigente.


Como diminuir a carga tributária da minha empresa?

Um bom planejamento tributário, é a principal chave para diminuir a carga de impostos, pois ele oferece uma ampla visão do seu negócio e torna possível analisar alternativas para uma diminuição legal.


Para concretizar essa organização, é essencial contar com uma assessoria contábil competente, além de obter relatórios financeiros e contábeis que facilitem esse processo. Isso ajuda a evitar falhas na elaboração desse plano e, consequentemente, prevenir possíveis sanções decorrentes de equívocos.


Ajustar o enquadramento fiscal é outra ação que também pode diminuir a carga tributária da sua empresa. Um erro que muitos empreendedores mal assessorados cometem, é levar em consideração somente o faturamento na hora de escolher o regime fiscal da sua empresa, quando há outros detalhes a serem levados em consideração, e que se ignorados podem acarretar numa maior carga tributária.


Dessa forma, é recomendável efetuar uma avaliação anual para determinar qual é a condição mais vantajosa para a empresa, comparando diferentes regimes tributários, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, a fim de identificar a opção que melhor atenda às necessidades do negócio. Com essa prática, é possível garantir que a organização esteja sempre em conformidade com as normas fiscais e que pague a menor quantia de imposto possível, de acordo com as leis vigentes.


O uso da tecnologia na contabilidade, também auxilia na redução de impostos, já que evita pagamentos indevidos e atrasos que poderiam acarretar em multas, seja em nível municipal, estadual ou federal. Para isso, a Diniz dispõe de um aplicativo exclusivo no qual o empreendedor tem acesso a calendário de pagamentos e guias de recolhimento que podem ser pagas diretamente pelo aplicativo do seu banco em apenas um clique, além de outras funcionalidades que o aplicativo Diniz Digital oferece.

 

Com mais de 50 anos de tradição no mercado contábil, a Diniz - Escritório de Contabilidade em Sorocaba, é referência no atendimento humanizado e próximo ao empreendedor, além de agregar o desenvolvimento tecnológico aos processos contábeis, trazendo mais segurança, transparência e agilidade a contabilidade de seus clientes. Temos excelentes profissionais especializados nas áreas contábil, fiscal e trabalhista. Nossa sede está localizada no centro de Sorocaba, interior de São Paulo.



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